14 agosto 2016

Dia Dos Pais e Textões


Tive um certo professor que disse que usamos máscaras a todo momento. A pessoa que somos em casa seria uma, no trabalho outra, e, por último, a pessoa que somos nas redes sociais. Esta, de todas as máscaras, é a que mais diverge da nossa verdadeira personalidade. Veja bem, “às vezes”. 
Uma coisa que percebi, ao longo dos anos, é que toda data comemorativa rende textão no Facebook. Seja ano novo, aniversário, dia das mães ou, o mais recente, dia dos pais. O último é o grande motivo deste texto. 
Domingo, 14 de agosto, Dia dos Pais. Logo cedo começaram a aparecer os textões e fotos de quando eram crianças. Algo falando sobre “meu herói”, “meu protetor”. Mas o que me surpreendeu esse ano foi a quantidade de vezes que vi na timeline frases do gênero: “Só pagar pensão não te faz pai”. 
Muitas pessoas usaram o Facebook e o Twitter para contar como se sentem tendo pais ausentes que acham que apenas pagar pensão ou sair para comer uma pizza uma vez ao mês os tornam um bom pai. A maioria das reclamações eram sobre a falta de carinho ou afeto e não tiro a razão. Mas também passei a olhar os textos de agradecimentos com outros olhos, e me perguntei: “O quão vazio eram aqueles textões? ” 
Da mesma forma, que vemos pessoas reclamando da falta de afeto dos pais, vejo filhos que passam o ano inteiro brigando com eles para depois, no Facebook, mostrar esse “amor” todo. Tudo isso para tentar passar a imagem de família feliz? Qual a necessidade de expor mentiras? Para provar algo a alguém? 
Já há alguns anos que não posto textos gigantes e copiados do google para nenhum amigo ou parente aniversariante, nem para o dia das mães ou dia dos pais. Foi uma decisão que tomei pois não preciso esperar um único dia no ano para dizer ao meu pai ou a minha mãe o quanto amo-os. Prefiro, em um gesto de cada dia, mostrar a importância que têm na minha vida e a admiração que tenho por eles. 
Tenho certeza absoluta que correr para o portão e abraçar meu pai toda vez que chega do trabalho, aquece muito mais o coração dele do que se eu esperasse apenas o dia dos pais para fazer isso. 
Então, a todos os pais e filhos (que um dia também serão pais), ou aqueles que os pais já não estão mais presentes, repensem. Compensa mais viver de aparência no Facebook ou mostrar a cada dia a importância dos que estão a sua volta? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário